Missão

A nossa missão

O Jardim Infantil O Moinho do Bolinha tem como missão colaborar no processo educativo de cada criança, colocando-a no centro desse processo.
Com vista numa cultura democrática e de diversidade, procuramos contribuir para o desenvolvimento global da criança e da sua
identidade, respeitando-a na sua individualidade e trabalhando em parceria com as famílias – os principais responsáveis pela educação das nossas crianças.

objetivos

Tendo como parte integrante e indispensável do nosso projeto as crianças, as famílias e os profissionais de educação, temos como principais objetivos:

  • Colaborar para o desenvolvimento global de cada criança;
  • Corresponder às necessidades de cada família;
  • Desenvolver práticas e estratégias que correspondam às necessidades de cada grupo;
  • Identificar problemáticas;
  • Dar apoio/ aconselhamento às famílias;
  • Incentivar a reflecção da ação pedagógica dos nossos profissionais;
  • Investir na formação do pessoal docente e não docente.

Ação Pedagógica

No Moinho do Bolinha defendemos pedagogias participativas, nas quais a criança é entendida como um ser competente e com voz ativa.
Neste sentido, apoiando-nos na abordagem da Pedagogia em Participação (Formosinho & Oliveira Formosinho), em que a democracia é o coração das suas crenças e valores.

Neste sentido, criamos tempos/espaços pedagógicos sustentados em interações que potenciam o desenvolvimento de atividades e projetos, nos quais as crianças constroem o próprio conhecimento através da ação e exploração. O Educador é parte integrante dos projetos e surge como mediador das aprendizagens e gestor do currículo. Assim, defendemos
a Metodologia de Trabalho de Projeto como base da nossa ação educativa. As motivações e interesses das crianças são o principal foco de atenção do educador, nos quais a escuta e a observação atenta são indispensáveis neste processo.