Conheça o Projeto

O Moinho do Bolinha é uma instituição que nasceu do amor pelas crianças e pela educação

Acolhemos crianças no Jardim de infância dos 3 anos aos 6 anos e crianças no ATL para o 1º, 2º e 3º ciclos.

Sendo a criança um campo infinito de potencialidades e o Jardim de infância a sua 1ª etapa no processo de Educação e o ATL a continuação desse processo, tornou-se essencial criar um espaço que proporcionasse à criança, o seu desenvolvimento global e em que todo o seu potencial seja valorizado e respeitado, conjugado com a alegria de fazer parte activa do seu processo de crescimento, conhecimento e descoberta.
O nosso Jardim Infantil em Odivelas está localizado numa zona ampla e com espaço para atividades ao ar livre.  Veja mais detalhes sobre a localização do nosso ATL / Jardim de Infância em Odivelas aqui.

No processo de educação é parte integrante a equipa Educativa e a Família. O nosso Jardim Infantil Moinho do Bolinha colabora no processo de ensino/educação de cada criança proporcionando variadas actividades lúdicas, diálogos e reuniões durante o decorrer do ano lectivo, mantendo um contacto permanente, transparente e responsável entre as partes intervenientes no processo educativo das crianças, com base nas relações afectivas e de solidariedade.

Todo o trabalho de equipa é planeado e avaliado de acordo com os seus efeitos no desenvolvimento das crianças.

É adoptada uma pedagogia organizada e estruturada, com base nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, do Ministério da Educação, de modo a valorizar o carácter lúdico de que se revestem todas as aprendizagens, para que as crianças sintam prazer em aprender.

O bem-estar e segurança dependem também do ambiente educativo, em que a criança se sente acolhida, escutada e valorizada, o que contribui para a sua auto-estima e desejo de aprender. O que se pretende atingir é um ambiente em que a criança se sente bem porque as suas necessidades psicológicas e físicas são respeitadas.

Procura-se criar as condições necessárias, para que as crianças se desenvolvam harmoniosamente, com um ambiente equilibrado e estável, de modo a que estas cresçam felizes e seguras, para que consigam abordar com sucesso as etapas futuras.

Seguimos as Orientações do Ministério da Educação

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, do Ministério da Educação, existem áreas de conteúdo que constituem as referências gerais a considerar no planeamento e avaliação das situações e oportunidades de aprendizagem são elas:

A área de Formação Pessoal e Social;

A área de Expressão e Comunicação:

  • Domínio das Expressões Motoras, Dramática, Plástica e Musical,
  • Domínio da Linguagem oral e Escrita,
  • Domínio da Matemática,

A área do Conhecimento do Mundo.

Com o desenvolvimento destes objectivos, pretende-se promover as seguintes competências:

  • Conhecimento,
  • Criatividade,
  • Autonomia,
  • Responsabilidade,
  • Cooperação e partilha.